domingo, 23 de março de 2008

Pasteís de Marisco (ou Rissóis)

Ingredientes:
4 ovos
1 embalagem de pão ralado com alho e salsa
Recheio:
1 cebola
2 dentes d'alho
400g miolo de camarão picadinho
200g de miolo de ameijoa
200g de miolo de berbigão
10 pauzinhos de delícias do mar picadinhos
1 embagem de creme de marisco (desfeita numa chávena de água quente, se for muito liquido junta-se um pouquinho de maisena para engrossar)
vinho branco qb
azeite qb
pimenta qb
piri-piri qb
Massa:
3 chávenas de farinha
3 chávenas de água
1 colher de sopa de margarina
sal qb

Preparação:

Refagam-se a cebola e alhos picados no azeite. Juntam-se os camarões e o miolo de ameijoa e berbigão. Tempera-se de pimenta e piri-piri, acrescenta-se um pouco de vinho e deixa-se cozer bem. Junta-se então o creme de marisco e as delícias. Vai-se mexendo até se obter um preparado cremoso. Reserva-se algumas horas de preferência até que arrefeça bem. Para a massa ferve-se a água com a margarina e sal. Junta-se a farinha gradualmente e vai-se mexendo. Tira-se do tacho para a banca e amassa-se bem, se necessário vai-se acrescentando farinha. Estica-se com ajuda do rolo, coloca-se um pouco de recheio, vira-se e corta-se com auxilio dum copo (ou uma tacinha). Repete-se ate acabar o recheio e a massa. Depois passam-se os pasteís por ovo batido e pão ralado.


Este recheio deu para 36 pasteís, mas como sobrou massa fiz mais 14 com salsichas e queijo. Basta partir 1 embagem de salsichas aos bocadinhos, lascar algumas fatias de queijo flamengo e misturar tudo, depois é igual substituindo o recheio por esta mistura.
Esta é uma boa ideia para os mais pequeninos que muitas vezes torcem o nariz ao marisco. Bom Apetite :)

1 comentário:

Rocio disse...

que é mais rica do que a comida, eu não posso parar de assistir placa e dizer que eu vou comer de tudo, espero que desta vez eu possa comê-los a sério, ou pelo menos, ir a um restaurantes em moemapara comer.